Teologia para Pentecostais ! Vale a pena conferir

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Deus quer dar Avivamento / God wants Revival

                            

                            Deus quer dar Avivamento


Deus quer dar Avivamento
Deus espera poder finalmente nos dar um avivamento. Em Isaías 33.9-10 está escrito a respeito desse assunto: "A terra geme e desfalece; o Líbano se envergonha e se murcha; Sarom se torna como um deserto, Basã e Carmelo são despidos de suas folhas. Agora me levantarei, diz o Senhor; levantar-me-ei a mim mesmo, agora serei exaltado." Deus falou isso a Israel naquela época.
Em Jesus Cristo e através de Jesus Cristo Ele diz as mesmas coisas para nós hoje. Deus, quando diz: "Agora me levantarei, diz o Senhor; levantar-me-ei a mim mesmo, agora serei exaltado", o faz porque a terra estava "gemendo e desfalecendo". E com isso Ele quer expressar exatamente o que está escrito também em Isaías 44.3: "Porque derramarei água sobre o sedento, e torrentes sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes." E é exatamente isso que Deus quer dar a uma terra que, a Seus olhos, está "gemendo e desfalecendo". Naturalmente essa promessa vale em primeiro lugar para Israel, mas fico tão feliz porque posso ter a certeza de que o Senhor dirige essas palavras também a nós atualmente. 

"Derramarei água sobre o sedento, e torrentes sobre a terra seca"
Espiritualmente falando, será que não é terra seca o que se encontra dentro da Igreja de Jesus em muitos lugares? Mas justamente ali, onde tudo está seco e sem vida, o Senhor quer derramar torrentes de água viva. E Ele realmente espera com um desejo ardente poder finalmente fazer aquilo de que fala também Isaías 30.18a:
"...o Senhor espera para ter misericórdia de vós, e se detém para se compadecer de vós..."
"Ele vai demonstrar o seu amor com grande poder..

Estamos prontos a receber um despertamento?
Como vem um avivamento?
Para alcançarmos um avivamento real, certas condições precisam estar presentes em nossa vida. Mas existe uma outra coisa que não devemos esquecer quando falamos de despertamento: a oração. Temos de orar por um despertamento! A seguir, não quero falar das razões para implorarmos por avivamento. Pretendo mostrar, com alguns exemplos bíblicos, que a oração por avivamento está plenamente de acordo com a Bíblia. Pensemos em Asafe, que no Salmo 80 orou três vezes: "Restaura-nos, ó Senhor Deus dos Exércitos, faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos" (v. 19, como. Também os vv. 3 e 7). Naturalmente aqui, dentro do contexto, trata-se de uma vivificação exterior. Mas quando se conhece a história bíblica de Israel mais ou menos profundamente, então se sabe que uma vivificação, uma restauração exterior sempre antecedia um avivamento interior. Por isso, quando Israel orava por nova vida, isso era também um clamor por nova vida espiritual, por renovação interior.
Encontramos outro exemplo de oração por despertamento e nova vida no Salmo 85. Vemos isso especialmente no versículo 6, onde os filhos de Coré imploram: "Porventura não tornarás a vivificar-nos, para que em ti se regozije o teu povo?"
Um terceiro exemplo de oração por avivamento é encontrado em Habacuque 3.2, onde o profeta exclama: "Tenho ouvido, ó Senhor, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e no decurso dos anos faze-a conhecida." Esse terceiro capítulo também é chamado de salmo de Habacuque. Ouça o que ele nos ensina ao orar: "Tenho ouvido, ó Senhor..." Ele tinha ouvido, ele estava consciente do que Deus pensava da situação em que se encontrava a obra do Senhor, e ficou alarmado. Mas ele não ficou nisso. Observe que Habacuque tomou as providências corretas, pois ele pediu: "...aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e no decurso dos anos faze-a conhecida."
Será que nós também ouvimos as declarações do Senhor? E será que a Escritura não nos diz por vezes suficientes que Deus quer mandar um despertamento? Sem dúvida! Recordemos apenas as palavras de Isaías. Quero frisar uma vez mais: é bíblico orar por avivamento, pois por qual outra razão o Senhor teria exclamado em Lucas 10.2: "A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara"? De certa forma, essa é outra oração por despertamento. Por isso vamos orar, não esquecendo que o Senhor poderia mandar obreiros para Sua seara sem a nossa intercessão, mas não o faz! Ele quer que oremos; Ele até, de certa forma, espera por nossas orações!
Interceder por despertamento é como interceder por Israel. O Senhor fala sobre isso cheio de emoção: "Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei. Por isso eu derramei sobre eles a minha indignação..." (Ez 22.30-31). Se naquela ocasião o Senhor tivesse encontrado pessoas que intercedessem perante Ele por Seu povo, talvez tivesse poupado a Israel. 

O mesmo acontece com um despertamento: mesmo que o avivamento venha exclusivamente da parte de Deus e mesmo que só o Senhor possa despertar Seu povo, temos de orar com fervor para que o avivamento aconteça. Paulo o sabia muito bem, senão não teria feito o pedido aos cristãos de Tessalônica: "Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague, e seja glorificada, como também está acontecendo entre vós" (2 Ts 3.1). A palavra do Senhor se propagando e sendo glorificada já é avivamento. E exatamente por isso o apóstolo pediu que a igreja intercedesse por um despertamento. Será que nós também não temos que orar muito mais por despertamento? 


Resultados de um verdadeiro despertamento em nossa vida 
Quando falamos de avivamento ou despertamento, sempre vem à nossa mente a idéia de manifestações poderosas e visíveis do Senhor, sempre pensamos em Deus agindo de maneira grandiosa através do Seu Espírito Santo. Realmente, às vezes, o Senhor se revela de maneira poderosa e visível em nossas vidas. Mas isso nem sempre é assim. Às vezes, Deus também age de maneira diferente, e um despertamento pode se manifestar de maneira bem diversa. Quando acontece isso? Quando Deus decide deixar um despertamento acontecer em pequena escala, dentro da vida de uma só pessoa.
Avivamento significa em primeiro lugar que os crentes mornos, cansados, despertem para uma nova vida espiritual e entrem outra vez em contato com "rios de água viva". Ou expressando-o com uma passagem bíblica: "... a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus" (Cl 3.3). 


Esse é quase sempre o início de um avivamento.
Mas nós pensamos sempre em acontecimentos espetaculares quando falamos em rios de água viva e em despertamento. Entretanto, o acontecimento maior e mais espetacular é quando filhos de Deus que estavam mornos e cansados espiritualmente se tornam outra vez ardorosos pelo Senhor; quando em suas vidas começam a jorrar outra vez os "rios de água viva". 
Em Salmos 60:12 diz: Em Deus faremos proezas; porque Ele é que pisará os nossos inimigos.


O Avivamento virá quando nós estivermos realmente com nossos corações voltados pra o trono da graça e alinhados a soberana vontade do senhor, assim faremos proezas, mas se nossos interesses estiverem voltados a causa própria em vão isso mesmo, em vão será nosso trabalho, enfado e caseira e tudo vaidade.



Por:  Welber Pereira

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                                                        TEXT VERSION  ENGLISH

God wants Revival

Deus quer dar AvivamentoGod expects us to finally give us a revival. In Isaiah 33.9-10 is written on this subject: "The earth groans and collapses: Lebanon is ashamed and hewn down: Sharon becomes like a desert, Bashan and Carmel are stripped of their leaves. Now I arise, saith the Lord ; lift myself to myself, now I will be exalted. "God spoke to Israel at this time.
In Jesus and through Jesus Christ He says the same things for us today. God, when he says: "Now I arise, saith the Lord, I will raise myself, now I will be exalted," does so because the land was "moaning and fainting." And with that he wants to express exactly what is also written in Isaiah 44.3: "I will pour water on the thirsty and floods upon the dry ground: I will pour my Spirit upon thy seed, and my blessing upon thine offspring." And that is exactly what God wants to give a land that, in his eyes, is "moaning and fainting." Of course this promise applies primarily to Israel, but I'm so glad I can be sure that the Lord speaks these words to us today also.

"I will pour water on the thirsty and floods upon the dry ground"
Spiritually speaking, does not dry land which is within the Church of Jesus in many places? But precisely there, where everything is dry and lifeless, the Lord wants to pour torrents of living water. And he really expect with a burning desire to finally do what you speak of also Isaiah 30.18a:

"... the Lord waits to be gracious to you, and it has to sympathize with you ..."

"It will demonstrate your love with great power ..
.

We are ready to receive an awakening?How come a revival?To achieve a real revival, certain conditions must be present in our lives. But there is another thing we must not forget when we speak of awakening: a prayer. We must pray for an awakening! Below, I will not mention the reasons for implored for revival. I intend to show, with some biblical examples, that prayer for revival is in full agreement with the Bible. Think of Asaph in Psalm 80 that he prayed three times: "Restore us, O Lord God of hosts, cause thy face to shine, and we shall be saved" (v. 19 as. Also vv. 3 and 7). Naturally here, in context, it is an outer quickening. But if you know the biblical story of Israel more or less deeply, then you know that a quickening, an outdoor restaurant always preceded a revival interior. So when Israel prayed for new life, it was also a call for new spiritual life, for interior renovation.
We find another example of prayer for awakening and new life in Psalm 85. We see this especially in verse 6, where the sons of Korah plead: "Do not go again to revive us, to rejoice in thee thy people?"
A third example of prayer for revival is found in Habakkuk 3:2, where the prophet exclaims: "I have heard, O Lord, your statements, and I feel alarmed; stirs thy work, O Lord, over the years, and during the years to do known. " This third chapter is also called the psalm of Habakkuk. Hear what it teaches us to pray: "I have heard, O Lord ..." He had heard, he was aware of the situation that God thought it was in the Lord's work, and was alarmed. But he was not that. Notice that Habakkuk has taken the right steps, because he asked: "... quickens your work, O Lord, over the years, and over the years make it known."
Will we also hear the statements of the Lord? And is that Scripture does not tell us often enough that God wants to send an awakening? Without a doubt! Just remember the words of Isaiah. I stress once again: it is biblical to pray for revival, for another reason by which the Lord exclaimed in Luke 10.2: "The harvest is plentiful but the laborers are few. Pray therefore the Lord of the harvest to send laborers into His harvest "? In a way, this is another prayer for awakening. So let us pray, not forgetting that the Lord would send laborers into His harvest without our intercession, but he does not! He wants us to pray, He even, somehow, waiting for our prayers!
Intercede for awakening is how to intercede for Israel. The Lord speaks of it full of emotion: "I sought a man among them who would build the wall and stand in the gap before me for this land, lest I destroy it: but I found none. Therefore have I poured over them my indignation ... " (Ezekiel 22.30-31). If at that time the Lord had found people to intercede for His people before Him, might have spared Israel.


The same applies to an awakening, even if the revival comes only from God and even that only the Lord to awaken His people, we must pray earnestly that revival happen. Paul knew very well, but would not have made the request to the Christians in Thessalonica: "Finally, brethren, pray for us, that the word of God spread, and be glorified, as is also happening among you" (2 Thes 3.1 .) The Lord's word is spreading and is already being glorified revival. And exactly why the apostle asked the church to intercede for an awakening. Did we do not have to pray much for awakening? 


Results of a real awakening in our lives
When we speak of revival or awakening, always comes to our mind the idea of ​​powerful and visible
manifestations of the Lord, always think of God do something great through His Holy Spirit. Indeed, sometimes the Lord reveals himself so powerful and visible in our lives. But this is not always so. Sometimes, God also acts differently, and an awakening can manifest in very different ways. When this happens? When God decides to leave an awakening happening on a small scale, into the life of one person.
Revival means, first, that believers warm, tired, awake to a new spiritual life and come again in contact with "rivers of living water." Or expressing it with a biblical passage: "... your life is hidden with Christ in God" (Col. 3:3).

This is often the beginning of a revival.
But we always think of spectacular events when it comes to rivers of living water and awakening. However, the greatest and most spectacular is when God's children who were warm and tired again become spiritually zealous for the Lord, when their lives begin to flow again "rivers of living water."

In Psalm 60:12 says, In God we shall do valiantly: for He is that shall tread down our enemies.

 


Revival will come when we are really in our hearts turned to the throne of grace and aligned to the sovereign will of the Lord, so we shall do valiantly, but if our interests are focused on the cause will own this reason, in vain will be our work, boredom and home and all vanity.


By: Welber Pereira
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário